Calculadora de Emissões de GEE de Pessoas


Esta calculadora é uma parceria entre o SEEG e o G1, e propõe uma forma simples e inovadora para estimar a parcela de responsabilidade de cada pessoa brasileira nas emissões do país, sendo de finalidade exclusivamente didática.

Ela foi elaborada a partir dos dados de emissões de GEE do SEEG 8 (2019), tendo como premissa principal considerar a totalidade das emissões brasileiras, ou seja, todos os seus níveis e subníveis de emissões. Assim, no cenário hipotético de todos os brasileiros e brasileiras calcularem suas emissões com a ferramenta, a soma dos resultados totalizaria as emissões do país.

As emissões são atribuídas ao indivíduo de modo proporcional aos seus principais fatores determinantes. Em geral, a quantidade consumida de um certo produto - o que varia de indivíduo para indivíduo segundo seus hábitos, comportamentos e poder de compra. Um exemplo: a quantidade de carne bovina que a pessoa escolhe consumir ou é capaz de comprar determinará a quantidade de emissões dos setores de Uso da Terra e Agropecuária que será atribuída a essa pessoa.

No entanto, nem todas as classes de emissões podem ser facilmente atreladas a um único fator determinante principal. Por simplificação, essas emissões são distribuídas à população brasileira de modo proporcional a um índice geral de consumo correspondente à faixa de renda familiar per capita do indivíduo. O pressuposto é de que, com maior renda, o indivíduo tende a ter maior acesso e se beneficiar mais, de modo geral, dos bens e serviços disponíveis no país e, portanto, essas emissões são atribuídas de modo diferenciado.

As perguntas contidas na calculadora foram divididas em informações iniciais sobre a pessoa respondente, e depois abordaram os seguintes setores emissores: Energia e Indústria, Mudança de Uso da Terra e Florestas (pecuária, agricultura e desmatamento) e Tratamento e Disposição de Resíduos.

CLICK AQUI PARA ACESSAR A CALCULADORA ON LINE


CLICK AQUI PARA BAIXAR A PLANILHA DE CALCULO QUE ORIENTA A CALCULADORA