Aqui você tem acesso a um arquivo contendo as tabelas completas com dados das emissões de gases de efeito estufa de 1970 a 2021 com exceção de mudança de uso da terra e florestas que abrange o período de 1990 a 2021.


A tabela abrange os setores Agropecuária, Energia, Mudança de Uso da Terra, Processos Industriais e Resíduos; além de todos os gases previstos no Inventário Brasileiro de Emissões e Remoções Antrópicas de Gases do Efeito Estufa. Os dados são apresentados também em carbono equivalente (CO2e) com os fatores de conversão GWP e GTP do 2o, 4o, 5o e 6o Relatórios do IPCC (AR2, AR4, AR5 e AR6).

As emissões também são apresentadas alocadas por estados e distrito federal. 

O arquivo traz ainda uma aba com explicação do uso das tabelas e dados que o compõem e uma indicação das atualizações do SEEG após sua publicação.

DOWNLOAD DA TABELA GERAL DE DADOS – Brasil e Estados (1990-2021) – dados de todos os setores e todos os gases – incluído GWP e GTP – para estados e Brasil

DOWNLOAD DA BASE DE DADOS DE MUNICÍPIOS (2000-2019) – dados de todos os setores e todos os gases convertidos para CO2e GWP-AR5.

Também são disponibilizados para download tabelas com uma coletânea de alguns dos principais dados de atividade utilizados nos cálculo das estimativas de emissões do SEEG no nível nacional e estadual.

TABELA DE DADOS DE ATIVIDADES – BRASIL E ESTADOS (SEEG10)


NOTA DE PRECAUÇÃO

As estimativas de emissões e remoções de gases de efeito estufa no nível municipal são um produto em construção.

Os dados municipais, quando agregados a nível do estado ou a nível nacional, podem apresentar algumas diferenças em relação aos dados estaduais e nacionais apresentados na plataforma. Essas diferenças são provenientes de correções realizadas no processo de refinamento de escala do dado espacial, como por exemplo, a correção das diferenças nos limites de municípios com relação aos limites dos estados. Adicionalmente, para os cálculos das emissões de gases de efeito estufa do setor de MUT, são utilizados os mapas anuais da Coleção 5 do MapBiomas, que podem conter possíveis inconsistências no mapeamento das transições.

Para o setor agropecuário a diferença nas estimativas de emissões de GEE entre a Coleção do SEEG Municípios e a 9º Coleção do SEEG (Brasil e Estados) é decorrente de melhorias na estrutura de cálculo das estimativas municipais, como melhor caracterização e alocação das emissões, juntamente com o uso de dados de atividade ajustados para o cálculo das estimativas municipais.  Parte das emissões do subsetor de Solos Manejados não foi alocada para os municípios

No caso dos dados de emissões por processos industriais existe uma parte significativas das emissões que não puderam ser alocadas nos municípios devido a ausência de dados de atividade disponíveis sobre as industrias.

Como produto inovador a metodologia esta em processo de validação e teste. Todos as contribuições para melhoria do produto são bem-vindas e podem ser enviadas para contato@seeg.eco.br.


PARA CITAR OS DADOS DO SEEG

[Fonte: SEEG – Sistema de Estimativa de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, Observatório do Clima, acessado em [dada] – https://seeg.eco.br

Acesse a NOTA METODOLÓGICAS que explicam como é feito o SEEG.