Ir para o conteúdo
EN
O que é o SEEG?
Acesse a Plataforma
Recursos
Linha do tempo
O que é o SEEG?
Acesse a Plataforma
Recursos
Linha do tempo
EN
O que é o SEEG?
Acesse a Plataforma
Recursos
Linha do tempo
O que é o SEEG?
Acesse a Plataforma
Recursos
Linha do tempo
Relatórios especiais
Nesta seção disponibilizamos os relatórios especiais desenvolvidos pelo SEEG e o relatório analítico da coleção mais recente. Para acessar os relatórios analíticos históricos por favor acesse a
linha do tempo
, nela você encontrará também as notas metodológicas, gravações dos seminários e planilhas de cada uma das coleções desenvolvidas pelo SEEG. Para acessar os relatórios abaixo, basta clicar na imagem da capa.
RELATÓRIOS DO SEEG
Redução histórica nas emissões
O controle do desmatamento na Amazônia foi o principal fator para a maior queda de emissões de CO₂ em 15 anos no Brasil, com um recuo de 12% em 2023. Contudo, a agropecuária, transportes e outros biomas, como o Cerrado e o Pantanal, tiveram aumento nas emissões, indicando desafios para alcançar as metas climáticas do país.
ACESSE
Bases para a NDC 2035
Para alinhar-se ao limite de 1,5°C de aquecimento global, o Brasil deve reduzir suas emissões em 92% até 2035, segundo proposta do Observatório do Clima. O documento, lançado com o apoio de várias organizações, sugere que o país limite suas emissões a 200 milhões de toneladas, liderando pelo exemplo na luta contra a crise climática.
ACESSE
Redução de metano
O metano (CH4) é um poderoso gás de efeito estufa, 28 vezes mais potente que o CO2 em aquecer o planeta. Na COP26, mais de cem países assinaram o Compromisso Global do Metano, comprometendo-se a reduzir as emissões em 30% até 2030. O Brasil, quinto maior emissor de metano, pode reduzir suas emissões em 36% até 2030, contribuindo para esse objetivo global.
ACESSE
NDC Mata Atlântica
A Mata Atlântica é crucial para as emissões de GEE do Brasil. Estratégias como restauração florestal, redução do uso de combustíveis fósseis e implantação de práticas agrícolas de baixo carbono podem contribuir significativamente para reduzir as emissões, impulsionando uma transição para uma economia mais verde e sustentável.
ACESSE
Brasil pode ser carbono negativo até 2045
Segundo o Observatório do Clima, com uma transição energética justa que prioriza energias renováveis, transporte sustentável e preservação de biomas.
SUMÁRIO EXECUTIVO
Sistemas Alimentares
Estudo sobre os sistemas alimentares no Brasil por meio de um olhar sobre as suas implicações em emissões de gases de efeito estufa. Trata-se de um primeiro exercício de estimativa de emissões de gases de efeito estufa para o conjunto dos sistemas alimentares realizado especificamente para o país.
ACESSE
Lacunas de dados primários
Avanços necessários e recomendações para melhorar a qualidade e acessibilidade dos dados primários relevantes para estimativas de emissão de gases de efeito estufa precisas. Com pleno acesso o SEEG poderá contribuir com melhores estimativas, de modo que políticas de redução de emissões possam ser planejadas com maior assertividade.
ACESSE
Pandemia e emissões
Além das tragédias humanas, a Covid-19 impactou as emissões brasileiras, com aumento em setores como a pecuária e redução em energia e indústria. No entanto, as emissões totais em 2020 podem aumentar devido ao desmatamento na Amazônia, contrariando metas climáticas e exigindo uma abordagem integrada às crises sanitária e climática.
ACESSE
Transição Energética Justa
Brasil pode reduzir 80% das emissões no setor energético até 2050, diz estudo do OC onde propõe corte de emissões no setor de energia sem depender de tecnologias de captura de carbono, focando em uma transição energética justa e sustentável. O objetivo é que o país se torne carbono negativo até 2045, por meio de ações em transporte e expansão de energias renováveis.
DOCUMENTO COMPLETO
87 soluções para municípios
Lista de soluções para mitigação (redução, neutralização ou remoção) de emissões de gases de efeito estufa, ou para adaptação local aos efeitos da mudança do clima, considerando diferentes atividades econômicas nos municípios (resíduos, energia elétrica, mobilidade urbana, agropecuária e mudança de uso da terra).
ACESSE
Bases para a NDC 2030
Este documento apresenta a construção do cenário de emissões até 2030 que embasa a proposta de Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do OC, analisando cada setor das fontes de emissões e remoção de gases de efeito estufa. É indicado um caminho para o atingimento de um patamar de emissões líquidas de 400 MtCO2e em 2030.
ACESSE
Para citar:
“Fonte: SEEG – Sistema de Estimativa de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, Observatório do Clima.
Nome do relatório, acessado em [data] – seeg.eco.br”.
Caso deseje ver os relatórios associados as coleções anteriores, por favor
clique aqui
.
Usamos cookies para melhorar a navegação e analisar nosso tráfego. Ao utilizar nosso site, você está ciente dessa funcionalidade. Para mais informações acesse nossa politica de privacidade.
Política de Privacidade
Prosseguir